domingo, 25 de julho de 2010

Santo do Dia

São Tiago Maior São Tiago Maior

Neste dia a Igreja de Cristo festeja a santidade do apóstolo nascido em Betsaida na Galiléia: São Tiago Maior. Este privilegiado pescador que foi escolhido por Jesus para pescar homens, era filho de Zebedeu e Salomé e tinha como irmão o apóstolo São João Evangelista.


Quando olhamos com atenção para o Evangelho, podemos perceber que Jesus possuía dentre os apóstolos aqueles escolhidos como testemunhas de acontecimentos especiais na vida do Salvador. São Tiago era um destes agraciados, pois o encontramos na ressurreição da filha de Jairo, na Transfiguração e no Horto das Oliveira ao lado de São Pedro e São João.


São Tiago Maior ao acolher o chamado do Cristo, aceitou também entrar num sério processo de santificação, pois nem sempre sabia reagir pelo Espírito Santo à dureza de coração dos que não se abriam ao Evangelho: " Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que digamos que o fogo caia do céu e os consuma ?'. Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu" ( Lc 9,54). De tal maneira o coração de Tiago Maior foi trabalhado pela Graça do Espírito Santo, que no Livro do Atos dos Apóstolos ao se referir pela última vez da sua pessoa, podemos encontrar a sua doação total ao Evangelho, concretizada no martírio que sofreu no ano 42 por parte de Herodes.


São Tiago Maior...rogai por nós!

Nenhum comentário: