Siga-nos:

________________________________________________________

terça-feira, 12 de maio de 2020

Nós somos a Igreja!


"Somos o Templo do Deus Vivo e onde estivermos com o pensamento no Deus Todo-Poderoso, ali Ele estará."


Excepcionalmente, neste período de isolamento social por conta da pandemia sabemos que a missa pelas redes sociais (com celebrações mais reservadas, sem público e com a participação apenas de alguns auxiliares do padre) não substitui a forma presencial, apesar de ter forte valor espiritual para quem a assiste e a acompanha. Entretanto, hoje há uma impossibilidade de se comparecer fisicamente nos templos. Considerando que o virtual não é oposto de real, mas o oposto de presencial. Nesse sentido, não importa se as pessoas estão presentes no mesmo lugar físico, mas sim que permaneçam em conexão e interação.
A Igreja somos nós. O local é apenas um templo. A Igreja é viva e é caminhante. Jamais vamos deixar de atender os que necessitam porque o templo está fechado. O verdadeiro sentido de Igreja é comunidade. Ela não fecha; o que fecha é o templo, que é apenas o lugar de reunião. A comunidade se expressa na sua rede de relacionamentos e serviços que se estende para além do templo.
Sabemos que, um dos grandes problemas da missa online é a questão da Eucaristia, já que o fiel fica sem comungar do corpo e do sangue de Jesus, comendo a hóstia e bebendo o vinho, de acordo a tradição católica. É preciso receber Jesus de modo espiritual. Não podemos deixar de ligar nosso coração em Deus e recebê-lo em graça e sabedoria. Não é preciso um templo aberto para que o fiel se una a Deus. Somos templo de Deus e Ele habita em nós. Quando nós viemos ao templo, é para não esquecer o vínculo de comunidade de fiéis.
Assim, nós católico precisamos preparar mente, espírito, corpo e a casa para a missa. Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica. Para o momento da Eucaristia, cada fiel deve se colocar de joelhos, adorando piedosamente o Senhor. Além disso, ele deve rezar enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial.
Por fim, neste período exige esforço ainda maior das pessoas para que reforcem a fé, sejam solidárias, tenha esperança e repense o valor da vida! – A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR.
Tenhamos esperança no Deus de Misericórdia! Nenhuma provação é tão grande que supere a Sua graça.
PASCOM/São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.