Siga-nos:

________________________________________________________

sábado, 10 de novembro de 2012

SÃO LEÃO MAGNO  PAPA E DOUTOR




Primeira Leitura: Filipenses 4, 10-19
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses - Irmãos,10Fiquei imensamente contente, no Senhor, porque, finalmente, vi reflorescer o vosso interesse por mim. É verdade que sempre pensáveis nisso, mas vos faltava oportunidade de mostrá-lo. 11Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho. 12Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. 13Tudo posso naquele que me conforta. 14Contudo, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação. 15Vós que sois de Filipos, bem sabeis como, no início do meu ministério evangélico, quando parti da Macedônia, nenhuma comunidade abriu comigo contas de deve-haver, senão vós somente. 16Já por duas vezes mandastes para Tessalônica o que me era necessário. 17Não é o donativo em si que eu procuro, e sim os lucros que vão aumentando a vosso crédito. 18Recebi tudo, e em abundância. Estou bem provido, depois que recebi de Epafrodito a vossa oferta: foi um suave perfume, um sacrifício que Deus aceita com agrado. 19Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(111)
REFRÃO: Feliz aquele que respeita o Senhor!
1. Aleluia. Feliz o homem que teme o Senhor, e põe o seu prazer em observar os seus mandamentos. Será poderosa sua descendência na terra, e bendita a raça dos homens retos. - R.
2. Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça. Nada jamais o há de abalar: eterna será a memória do justo. - R.
3. Inabalável é seu coração, livre de medo, até que possa ver confundidos os seus adversários. Com largueza distribuiu, deu aos pobres; sua liberalidade permanecerá para sempre. Pode levantar a cabeça com altivez. - R.

Evangelho: Lucas 16, 9-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 9Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos. 10Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes. 11Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras? 12E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? 13Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 14Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele. 15Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus. - Palavra da salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.