Siga-nos:

________________________________________________________

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Primeira Leitura: 1º Macabeus 2, 15-29

SANTA ISABEL DA HUNGRIA

ESPOSA E RELIGIOSA


Naqueles dias, 15Sobrevieram enviados do rei a Modin, para impor a apostasia e obrigar a sacrificar.16Muitos dos israelitas uniram-se a eles, mas Matatias e seus filhos permaneceram firmes. 17Em resposta disseram-lhe os que vinham da parte do rei: Possuis nesta cidade notável influência e consideração, teus irmãos e teus filhos te dão autoridade. 18Vem, pois, como primeiro, executar a ordem do rei, como o fizeram todas as nações, os habitantes de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Serás contado, tu e teus filhos, entre os amigos do rei; a ti e aos teus filhos o rei vos honrará, cumulando-vos de prata, de ouro e de presentes. 19Matatias respondeu-lhes: Ainda mesmo que todas as nações que se acham no reino do rei o escutassem, de modo que todos renegassem a fé de seus pais e aquiescessem às suas ordens, 20eu, meus filhos e meus irmãos, perseveraremos na Aliança concluída por nossos antepassados. 21Que Deus nos preserve de abandonar a lei e os mandamentos! 22Não obedeceremos a essas ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda.23Mal acabara de falar, eis que um judeu se adiantou para sacrificar no altar de Modin, à vista de todos, conforme as ordens do rei. 24Viu-o Matatias e, no ardor de seu zelo, sentiu estremecerem-se suas entranhas. Num ímpeto de justa cólera arrojou-se e matou o homem no altar. 25Matou ao mesmo tempo o oficial incumbido da ordem de sacrificar e demoliu o altar. 26Com semelhante gesto mostrou ele seu amor pela lei, como agiu Finéias a respeito de Zamri, filho de Salum. 27Em altos brados Matatias elevou a voz então na cidade: Quem for fiel à lei e permanecer firme na Aliança, saia e siga-me.28Assim, com seus filhos, fugiu em direção às montanhas, abandonando todos os seus bens na cidade. 29Então, uma grande parte dos que procuravam a lei e a justiça, encaminhou-se para o deserto.


Salmo Responsorial(49)

REFRÃO: A todos que procedem retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus

1. Salmo de Asaf. Falou o Senhor Deus e convocou toda a terra, desde o levante até o poente. Do alto de Sião, ideal de beleza, Deus refulgiu: - R.

2. Reuni os meus fiéis, que selaram comigo aliança pelo sacrifício. E os céus proclamam sua justiça, porque é o próprio Deus quem vai julgar. - R.

3. Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo. Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória. - R.



Evangelho: Lucas 19, 41-44


Naquele tempo,41Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: 42Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos. 43Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; 44destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada.

2 comentários:

  1. Olá padre Josué tudo bem? estou mandando aquele abraço a todo grupo,Legião de maria e mãe rainha.estou em salvador cuidando da minha saude,abraços a todos.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.