Siga-nos:

________________________________________________________

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi escolhido por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
a data não é apenas de comemoração e festividades.
A marginalização dos negros ocorre dentro de um contexto histórico, processo de abolição da escravidão e formação econômica moderna, onde a estrutura de classes da sociedade nacional está se constituindo e como conseqüência teremos o posicionamento desfavorável dos negros, devido a forma de inserção desigual na estrutura de classes, no que se refere a renda, escolaridade e ocupação.
O Dia da Consciência Negra, portanto, deve ser comemorado como uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão em contraposição ao 13 de maio quando foi decretada a abolição da escravatura pela princesa Isabel. É a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros. Neste dia, os negros exaltam a sua origem africana e exaltam a sua luta pela liberdade de informação, religião e cultural. Buscam maior participação e cidadania para os afro-brasileiros associando-se a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.

2 comentários:

  1. Q bom se todos valorizassem a cultura e a diversidade presente em nosso país!!!

    ResponderExcluir
  2. Viva Zumbi, viva a negada que luta a cada dia sem medo mas buscando a sua felicidade

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.