Siga-nos:

________________________________________________________

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Santa Beatriz

Santa Beatriz da Silva nasceu na mais alta corte portuguesa em 1424. Mulher de rara beleza física, carismática, simpática e virtuosa. É a fundadora da Ordem das Irmãs Concepcionistas. Foi dama de honra da Rainha de Portugal, Dona Isabel, sua prima, e foi morar com ela em Castela, na Espanha, quando Dona Isabel casou-se com o rei Dom João II. Lá, conquistou a simpatia de todos, despertando o ciúme de sua prima. Esta, por fim, decidiu matá-la, trancando-a viva num pequeno cofre de metal impermeável que ficava escondido num calabouço do castelo. A jovem, Beatriz permaneceu três dias trancada, sem ar e sem luz. Ali, teve um encontro com Nossa Senhora. A Virgem Maria revelou-se como a Imaculada Conceição, séculos antes de o Dogma da Imaculada Conceição de Maria ser proclamado. Maria revelou que Santa Beatriz fundaria a Ordem da Imaculada Conceição.
Depois de três dias, Beatriz foi encontrada por um tio. Quando abriram o cofre, esperando encontra-la morta, ela estava em perfeito estado de saúde e radiante de paz e felicidade. Depois disso, foi para o Mosteiro de São domingos, onde passou mais de trinta anos oculta e encobrindo seu rosto, para que sua beleza não fosse causa da perdição de ninguém. Depois desse tempo, Nossa Senhora apareceu a ela novamente e revelou que tinha chegado a hora de fundar a Ordem. Por isso, Santa Beatriz deixou o Mosteiro e fundou a Ordem das Concepcionistas, que hoje, encontra-se presente nos cinco continentes. A imagem de Santa Beatriz conta um pouco de sua história. Vamos conhece-la.

O hábito de Santa Beatriz
O hábito de Santa Beatriz é o hábito das Irmãs Concepcionistas, tal qual Nossa Senhora vestia quando apareceu a ela. Quando a Virgem Maria apareceu pela primeira vez a Santa Beatriz, falou do hábito e da missão de Santa Beatriz: "Minha filha, vês os hábitos que trago" Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão (o cofre em que Beatriz estava presa) e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.'

O véu preto de Santa Beatriz
O véu preto de Santa Beatriz simboliza a morte para tudo aquilo que não conduz a Deus. Santa Beatriz abandonou sua vida na corte, cercada de luxo e atenção e dedicou-se inteiramente a Deus, na oração e no sacrifício. Escondeu seu rosto para que sua beleza não causasse a perdição de ninguém. De certa forma, ela morreu para 'um lado' de sua vida, passando a viver para rezar, amar e servir ao próximo. Por isso, o véu preto.

A túnica branca de Santa Beatriz
A túnica branca de Santa Beatriz simboliza a pureza de coração, que ela buscou desde pequena. A beleza de Santa Beatriz nunca a corrompeu. Pelo contrário, serviu para ela se aproximar de Deus. Esta pureza aparece também na sua fidelidade. Ela esperou e permaneceu firme por mais de trinta anos esperando a hora certa de cumprir sua missão. Por mais de trinta anos, ela não se desviou da missão para a qual foi chamada, graças à pureza de seu coração, que só queria fazer a vontade de Deus.

O manto azul celeste de Santa Beatriz
O manto azul celeste de Santa Beatriz simboliza o manto de Nossa Senhora, que as irmãs concepcionistas devem usar e honrar. O azul é a cor do céu e da verdade. Santa Beatriz permaneceu firme na verdade de Cristo, revelada por Nossa Senhora. E as regas da Ordem das Concepcionistas, fundada por Santa Beatriz, tem como objetivo levar as irmãs e os fiéis à verdade de Cristo e ao céu.

A imagem de Nossa Senhora prendendo o manto de Santa Beatriz
A imagem de Nossa Senhora prendendo o manto de Santa Beatriz simboliza, primeiro, as aparições de Nossa Senhora a ela, com o hábito da Imaculada Conceição. Em segundo lugar, simboliza a devoção para com a Imaculada Conceição, fundamento de toda a Ordem das Concepcionistas.

Os lírios de Santa Beatriz
Os lírios de Santa Beatriz simbolizam também a pureza de coração que ela buscou, vencendo as tentações através da oração e da penitência. Simbolizam também sua santidade de vida. Lembra-nos que sua beleza física era reflexo de sua beleza interior e de sua pureza de coração.

O terço na túnica de Santa Beatriz
O terço na túnica de Santa Beatriz simboliza toda a sua mística, sua vida espiritual, sua vida de oração e de contato com Deus e com Nossa Senhora. Simboliza também sua devoção à Imaculada Conceição, tendo a Virgem Maria como modelo de vida.

O rolo na mão esquerda de Santa Beatriz
O rolo na mão esquerda de Santa Beatriz tem uma inscrição em Latim 'Inter Innumera ' Inocêncio VIII'. Inter Innumera foi a bula do Papa Inocêncio VIII, na qual ele autorizou a fundação da Ordem da Imaculada Conceição e estabelece como fundadora e primeira superiora a pessoa de Santa Beatriz da Silva. Esta bula foi emitida em 30 de abril de 1489. Desde então, as irmãs Concepcionistas passaram a ser uma Ordem Religiosa autorizada e reconhecida pela Igreja.

O báculo na mão direita de Santa Beatriz
O báculo na mão direita de Santa Beatriz simboliza a direção espiritual que ela deixou para as irmãs e para a Igreja através de seus escritos, das revelações e da regra de vida das concepcionistas.

O olhar de Santa Beatriz
O olhar de Santa Beatriz dirigido para o céu significa que o sentido de nossa vida terrena deve ser nossa caminhada para o céu, conforme ela aprendeu e ensinou. Simboliza também os encontros com Jesus pela oração, de onde nascia toda a sua espiritualidade e profundidade de seus escritos.

Oração a Santa Beatriz
"Senhor nosso Deus, Vós inspirastes à Virgem Santa Beatriz da Silva, uma singular devoção à Virgem Imaculada, e por Ela fizestes surgir na Igreja uma nova família de virgens consagradas. Fazei-nos seguir o seu exemplo na busca da verdadeira sabedoria na terra, para sermos assim dignos de chegar à contemplação de vossa excelsa beleza no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Amém."

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-santa-beatriz/65/103/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.