Siga-nos:

________________________________________________________

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SÃO JERÔNIMO
PRESBÍTERO E DOUTOR
(Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

Leitura (Jó 3,1-3.11-17.20-23)
3 1 Então Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia de seu nascimento.2 Jó falou nestes termos:3 “Pereça o dia em que nasci e a noite em que foi dito: uma criança masculina foi concebida!11 Por que não morri no seio materno, por que não pereci saindo de suas entranhas?12 Por que dois joelhos para me acolherem, por que dois seios para me amamentarem?13 Estaria agora deitado e em paz, dormiria e teria o repouso14 com os reis, árbitros da terra, que constroem para si mausoléus;15 com os príncipes que possuíam o ouro, e enchiam de dinheiro as suas casas.16 Ou então, como o aborto escondido, eu não teria existido, como as crianças que não viram o dia.17 Ali, os maus cessam os seus furores, ali, repousam os exaustos de forças,20 Por que conceder a luz aos infelizes, e a vida àqueles cuja alma está desconsolada,21 que esperam a morte, sem que ela venha, e a procuram mais ardentemente do que um tesouro,22 que são felizes até ficarem transportados de alegria, quando encontrarem o sepulcro?23 Ao homem cujo caminho é escondido e que Deus cerca de todos os lados?”
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 87/88
Chegue a minha oração até a vossa presença.
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia,
e de noite se eleva até vós meu gemido.
Chegue a minha oração até a vossa presença,
inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!



Saturada de males se encontra a minha alma,
minha vida chegou junto às portas da morte.
Sou contado entre aqueles que descem à cova,
toda gente me vê como um caso perdido!



O meu leito já tenho no reino dos mortos,
como um homem caído que jaz no sepulcro,
de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre
e excluiu por completo da sua atenção.



Ó Senhor, meu pusestes na cova mais funda,
nos locais tenebrosos da sobra da morte.
Sobre mim cai o peso do vosso furor,
vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

Evangelho (Lucas 9,51-56)
951 Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém.52 Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada.53 Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém.54 Vendo isto, Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?”55 Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente.56 O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las. Foram então para outra povoação.
Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.