Siga-nos:

________________________________________________________

terça-feira, 16 de abril de 2019

Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos


A Missa da Unidade com a bênção dos Santos Óleos, presidida pelo Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Estevam dos Santos, foi realizada hoje (16) na cidade de Iguaí/BA. A celebração ocorreu na Praça Manoel Novaes, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reunindo fiéis católicos dos municípios pertencentes à Arquidiocese de Vitória da Conquista, além de seus párocos e diáconos. Na oportunidade, os padres presentes reafirmaram o compromisso de servir a Jesus Cristo, com a renovação das promessas sacerdotais. 
Nesse ínterim foi realizada a bênção dos Santos Óleos, a serem utilizados pelas paróquias da diocese para a celebração dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

OS SANTOS ÓLEOS
*Óleo do Crisma
Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

*Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

*Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
Fonte: https://cleofas.com.br/oleos-sagrados/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.