Siga-nos:

________________________________________________________

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Primeira Leitura: 1º Coríntios 2, 1-5
 SÃO GRAGÓRIO MAGNO
PAPA E DOUTOR

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios- 1Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. 2Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor. 4A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,5para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118)

REFRÃO:  Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!

1.
 Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! / Permaneço o dia inteiro a meditá-la. -R.
2.
 Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, / porque ela me acompanha eternamente. -R.
3.
 Fiquei mais sábio do que todos os meus mestres, / porque medito sem cessar vossa Aliança. -R.
4.
 Sou mais prudente que os próprios anciãos, / porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. -R.
5.
 De todo mau caminho afasto os passos, / para que eu siga fielmente as vossas ordens.-R.6. De vossos julgamentos não me afasto, / porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.-R. 

Evangelho: Lucas 4, 16-30
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.): 18O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. 20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir. 22Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José? 23Então lhes disse: Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria. 24E acrescentou: Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria. 25Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra; 26mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã. 28A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga. 29Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo. 30Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.