Siga-nos:

________________________________________________________

quinta-feira, 7 de julho de 2011


Primeira Leitura: Gênesis 44, 18-21.23-29; 45, 1-5


Naqueles dias, 18Então Judá adiantou-se e disse a José: "Rogo-te, meu senhor, que permitas ao teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como o próprio faraó. 19Meu senhor havia perguntado aos seus servos: Tendes ainda vosso pai? 20E nós havíamos respondido ao meu senhor que tínhamos um velho pai e um irmãozinho, filho de sua velhice, do qual o irmão havia morrido; e que, como ele foi deixado o único de sua mãe, seu pai o amava. 21Disseste aos teus servos: Trazei-o para junto de mim, a fim de que o veja com meus olhos. 23E disseste aos teus servos: Se vosso irmãozinho não vier convosco, não sereis admitidos na minha presença.24Quando voltamos para a casa do teu servo, nosso pai, referimos-lhe as palavras do meu senhor. 25E, quando nosso pai nos mandou voltar para comprar alguns víveres, 26respondemos-lhe: Não podemos descer. Mas, se nosso irmão mais novo 27Teu servo, nosso pai, nos replicou: Sabeis que minha mulher me deu dois filhos. 28Um desapareceu de minha casa, e eu disse: Certamente foi devorado. E não mais o revi até hoje. 29Se me tirais ainda este, e lhe acontecer alguma desgraça, fareis descer os meus cabelos brancos à habitação dos mortos, sob o peso da dor. 1Então José, já não se podendo conter diante de todos os assistentes, exclamou: "Fazei sair todo o mundo." Desse modo, ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer aos seus irmãos. 2Pôs-se a chorar tão alto que os egípcios da casa do faraó o ouviram. 3E disse aos seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai vive ainda?" Mas não lhe puderam responder, porque estavam pasmados de se encontrar diante dele. 4"Aproximai-vos", disse-lhes ele; e eles aproximaram-se. E ele disse-lhes: "Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. 5Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós.


Salmo Responsorial(104)


REFRÃO: Lembrai as maravilhas do Senhor!

1. E chamou a fome sobre a terra, e os privou do pão que os sustentava. Diante deles enviara um homem: José, que fora vendido como escravo. - R.

2. Apertaram-lhe os pés entre grilhões, com cadeias cingiram-lhe o pescoço, até que se cumpriu a profecia, e o justificou a palavra de Deus. - R.

3. Então o rei ordenou que o soltassem, o soberano de povos o livrou, e o nomeou senhor de sua casa e governador de seus domínios, - R.


Evangelho: Mateus 10, 7-15


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 7Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! 9Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, 10nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. 11Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.12Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa. 13Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. 14Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. 15Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.