domingo, 20 de maio de 2012

Silêncio, tema do Dia Mundial das Comunicações 2012


Bento XVI escolheu “Silêncio e palavra: caminho de evangelização” como tema do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012, que se comemorará no dia 20 de maio, segundo divulgou hoje a Santa Sé.
“Com isso, manifesta-se o desejo do Santo Padre de sintonizar o tema do próximo Dia Mundial com a realização do sínodo dos bispos, que terá como tema precisamente ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’”, destaca um comunicado do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
“A sociedade da comunicação, com sua sobreabundância de estímulos, evidencia um valor que, à primeira vista, poderia parecer contrário a ela”, destaca o texto.
O dicastério das comunicações sociais recorda que, “no pensamento do Papa Bento XVI, o silêncio não representa somente certo contrapeso em uma sociedade marcada pelo contínuo e incessante fluxo comunicativo, mas é um elemento essencial para a sua integração”.
“O silêncio é o primeiro passo para acolher a palavra, precisamente porque favorece o discernimento e o aprofundamento”, explica o comunicado.
Segundo a Santa Sé, “não há nenhum dualismo, mas complementariedade das duas funções que, em um adequado equilíbrio, enriquecem o valor da comunicação e a convertem em um elemento essencial do serviço à nova evangelização”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II, por meio do decreto Inter Mirifica, sobre os meios de comunicação, de 1963.
Esse dia é comemorado em muitos países, de acordo com a indicação de vários bispos do mundo, no domingo anterior a Pentecostes (em 2012, será no dia 20 de maio).
Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário: