domingo, novembro 02, 2014

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
(ROXO OU PRETO, PREFÁCIO DOS MORTOS – OFÍCIO PRÓPRIO)

Leitura (Jó 19,1.23-27)
Leitura do livro de Jó.
19 1 Jó respondeu então nestes termos: 23 “Oh!, se minhas palavras pudessem ser escritas, consignadas num livro, 24 gravadas por estilete de ferro em chumbo, esculpidas para sempre numa rocha!
25 Eu o sei: meu vingador está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra. 26 Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus. 27 Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim”.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 26/27
O Senhor é minha luz e salvação. 

O Senhor é minha luz e salvação; 
De quem eu terei medo? 
O Senhor é a proteção da minha vida; 
Perante quem eu tremerei? 

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, 
E é só isto que eu desejo: 
Habitar no santuário do Senhor 
Por toda a minha vida; 
Saborear a suavidade do Senhor 
E contempla-lo no seu templo. 

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, 
Atendei por compaixão! 
É vossa face que eu procuro. 
Não afasteis em vosso ira o vosso servo, 
Sóis vós o meu auxílio! 

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver 
Na terra dos viventes. 
Espera no Senhor e tem coragem, 
Espera no Senhor!
Leitura (Romanos 5,5-11)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
5 5 Irmãos, a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.
7 Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. 8 Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
9 Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.
11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!
Palavra do Senhor.
Evangelho (João 6,37-40)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
6 37 Disse Jesus: “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. 38 Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. 40 Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.
Palavra da Salvação.

Nenhum comentário: