sexta-feira, agosto 23, 2013


Santa Rosa de Lima 
Isabel Flores y de Oliva era o nome de batismo de Santa Rosa de Lima que nasceu em 1586 em Lima, Peru. Seus pais eram espanhois, que haviam mudado-se para a rica colônia do Peru. O nome Rosa, foi um apelido posto pela empregada índia, Mariana, pois a mulher, paravilhada pela extraordinária beneza da menina, exclamou admirada: Você é bonita como uma rosa!
Levada à miséria com a sua família, ganhou a vida com duro trabalho da lavoura e costura, até alta noite. Aos vinte anos, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, pediu e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa, como terciária dominicana. Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais. A cama era um saco de estopa, levando uma vida de austeridade, de mortificação, de abandono à vontade de Deus. Vivia em contínuo contato com Deus, alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística. Soube compreender em rofundidade o mistério da paixão, morte de Jesus, completando na sua própria carne o que faltava à redenção de Cristo. Era muito caridosa e em especial com os índios e com os negros.
Todo ano, na festa de São Bartolomeu, passava o dia inteiro em oração: "Este é o dia das minhas núpcias eternas", dizia. E foi exatamente assim. Morreu depois de grave enfermidade no dia 24 de agosto de 1617, com apenas 31 anos de idade.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós.

SANTA ROSA DE LIMA
PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
Primeira Leitura: 2º Coríntios 10, 17-18; 11, 1-2
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios -Irmãos, 17Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda. 1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(148)
REFRÃO: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
1.
 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais! -R.
2.
 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos. -R.
3. 
A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence. -R.


Evangelho: Mateus 13, 44-46


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. - Palavra da salvação.