Siga-nos:

________________________________________________________

quarta-feira, 20 de novembro de 2013


Ser Negro

O que é ser Negro num país que não respeita a sua cultura?
É descobrir que você é diferente
Que você com a sua cor e sua raça deve buscar o seu espaço
Descobrir que o valor da vida está em vivê-la bem melhor
O que é ser Negro?
É estampar o sorriso moleque e travesso
É escutar o batuque e deixar o seu corpo falar da melhor forma possível
É não ter vergonha de si mesmo
Ver que você é diferente e bem diferente dos outros
É lembrar dos outros negros pobres e marginalizados e descriminados e desacreditados.
É sentir o seu coração pulsar forte na força dos orixás
É descobrir que sou afro-descendente e contente com a luta de cada dia vencer a lida
E lutar
E gritar
Mostrar para o país que eu sou feliz, pois eu tenho raiz
Sou negro sim com a força da minha família que me dá guarida
Sou negro da vida
Da dor sem medo do preconceito
Da certeza da vitória
Da mãe África beleza da nossa História
Marcada de dor
Na dor da transformação
De um povo irmão
Do Brasil de tantas raças sem cor definida
Mas unidos para a lida do dia a dia senhor
Sou negro sim
Minha pele me mostra a força da raça
Alegria que passa
No Axé da vida
E a todos os negros e negras
A festa da vida
Neste dia que re-descobrimos
A força da raça que quer o seu espaço sem medo de nada
Mas na felicidade sem fim
Viva Zumbi dos Palmares
Viva os negros e negras de cada dia
Na eterna alegria
Chegou a nossa vez
Chegou a nossa hora
Por um Brasil melhor.

20/10 – Dia nacional da Consciência Negra

Josué Vieira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.