Siga-nos:

________________________________________________________

sábado, 13 de julho de 2013

MENSAGEM DO ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU
AOS JOVENS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Por ocasião do encerramento da Semana Missionária e envio para a
Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro

“Ide e fazei discípulos entre as nações” (Mt 28,19)


Queridos jovens.


            Com a realização da Semana Missionária nas paróquias e vicariatos, hoje aqui nos reunimos, em Vitória da Conquista, para a celebração de encerramento e envio à Jornada Mundial da Juventude 2013.
O Papa Francisco e jovens do mundo inteiro, como peregrinos, esperam por vocês  no Rio de Janeiro para o magnífico evento do encontro com Jesus Cristo. Vocês também vão como peregrinos, respondendo ao chamado para a nova evangelização: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos!” É chegado o momento tão esperado e bem preparado por todos vocês.
A JMJ será uma experiência ímpar, um momento forte de fé, um tempo de esperança, onde se encontrarão jovens de tantas nações do mundo. Será um momento único para vocês e para os jovens do Brasil, o que não se repetirá tão cedo. Será, com certeza, uma experiência maravilhosa.  
Fazei discípulos! Falando aos jovens, na última JMJ em Madri, o Papa Bento XVI dizia que em muitos jovens, especialmente em certas fases do caminho da vida, existe o desejo de conhecer a Cristo e viver os valores do Evangelho, mas tal desejo é acompanhado pela sensação de ser inadequados e incapazes. Que fazer? E ele mesmo respondia: “em primeiro lugar, a vossa solicitude e a simplicidade do vosso testemunho serão um canal através do qual Deus poderá tocar seu coração. O anúncio de Cristo não passa somente através das palavras, mas deve envolver toda a vida e traduzir-se em gestos de amor. A ação de evangelizar nasce do amor que Cristo infundiu em nós; por isso, o nosso amor deve conformar-se sempre mais ao d’Ele”.
Há poucos dias também o Papa Francisco exortava os jovens a não terem medo de viver a fé e a serem testemunhas de Cristo em seus ambientes cotidianos. “Estejam sempre atentos aos outros, especialmente às pessoas mais pobres e mais frágeis, vivendo e testemunhando o amor fraterno, contra todo egoísmo e fechamento”. (Por ocasião da Sexta Jornada dos Jovens da Lituânia, concluída em 30.6.2013, em Kaunas).
Ide, caríssimos jovens! Após a celebração desta Semana Missionária vivida intensamente como preparação para a JMJ e partilhada por vocês mesmos, como ocasião especial para uma experiência de missão junto às diversas realidades de nossa Arquidiocese, agindo como missionários de Jesus Cristo, eu vos envio ao Rio de Janeiro. Lá, após a experiência dos dias vividos também intensamente em torno ao Senhor Jesus, o Papa Francisco vos enviará em missão com as próprias palavras do Cristo: “Ide e fazei discípulos entre as nações”. Vocês retornarão com a missão de evangelizar, como jovens discípulos e missionários de Jesus Cristo, de quem deverão dar testemunho.
Que a Virgem Maria, Estrela da Primeira e da Nova Evangelização, em nossa Arquidiocese invocada sob o título de Nossa Senhora das Vitórias, acompanhe a cada um de vocês em sua missão de testemunha de Jesus Cristo. Deus os abençoe e acompanhe nesta bela peregrinação!

Vitória da Conquista, 13 de julho de 2013.

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap.

Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.