Siga-nos:

________________________________________________________

segunda-feira, 3 de junho de 2013

 
SÃO CARLOS LWANGA MÁRTIR
(vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória)
Primeira Leitura: Tobias 1, 3; 2, 1-8
Leitura do livro de Tovias - 3Tudo aquilo, de que podia dispor, distribuía cada dia a seus irmãos de raça, que partilhavam com ele sua sorte de cativo.1Algum tempo depois, num dia de festa religiosa, foi preparado um grande banquete na casa de Tobit. 2Ele disse então ao seu filho: Vai buscar alguns homens piedosos de nossa tribo, para comerem conosco. 3Ele saiu, mas logo voltou, anunciando ao pai que um dos filhos de Israel jazia degolado na praça. Tobit levantou-se imediatamente da mesa, sem nada haver comido, e foi aonde estava o cadáver. 4Tomou-o e levou-o clandestinamente para a sua casa, a fim de sepultá-lo com cuidado depois do sol posto. 5Tendo escondido o cadáver, começou a comer com pranto e tremor, 6lembrando-se do oráculo que o Senhor tinha pronunciado pela boca do profeta Amós: Vossas festas mudar-se-ão em luto e lamentações (Am 8,10). 7Quando o sol se pôs, ele foi e o sepultou. 8Seus vizinhos criticavam-no unanimemente. Já uma vez ordenaram que te matassem, precisamente por isso, e mal escapaste dessa sentença de morte, recomeças a enterrar os cadáveres! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(111)
REFRÃO: Feliz aquele que respeita o Senhor!
1.
 Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos. -R.
2.
 Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. -R.
3. 
Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente! -R.


Evangelho: Marcos 12, 1-12


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,1E começou a falar-lhes em parábolas. Um homem planto uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra. 2A seu tempo enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. 3Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reenviaram-no de mãos vazias. 4Enviou-lhes de novo outro servo; também este feriram na cabeça e o cobriram de afrontas.5O senhor enviou-lhes ainda um terceiro, mas o mataram. E enviou outros mais, dos quais feriram uns e mataram outros. 6Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o também por último a ir ter com eles, dizendo: Terão respeito a meu filho!... 7Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança!8Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. 9Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e exterminará os vinhateiros e dará a vinha a outro.10Por acaso, não lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; 11Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos (Sal 117,22s)? 12Procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque tinham entendido que a respeito deles dissera esta parábola. E deixando-o, retiraram-se. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.