Siga-nos:

________________________________________________________

domingo, 17 de fevereiro de 2013


I DA QUARESMA
Primeira Leitura: Deuteronômio 26, 4-10
Leitura do livro do Deuteronômio - Assim Moiséis falou ao povo:  4O sacerdote, recebendo o cesto de tua mão depô-lo-á diante. do altar do Senhor, teu Deus. 5Dirás então em presença do Senhor, teu Deus: meu pai era um arameu prestes a morrer, que desceu ao Egito com um punhado de gente para ali viverem como forasteiros, mas tornaram-se ali um povo grande, forte e numeroso. 6Os egípcios afligiram-nos e oprimiram-nos, impondo-nos uma penosa servidão. 7Clamamos então ao Senhor, o Deus de nossos pais, e ele ouviu nosso clamor, e viu nossa aflição, nossa miséria e nossa angústia. O Senhor tirou-nos do Egito com sua mão poderosa e o vigor de seu braço, 8operando prodígios e portentosos milagres. 9Conduziu-nos a esta região e deu-nos esta terra que mana leite mel. 10Por isso trago agora as primícias dos frutos do solo que me destes, ó Senhor. Dito isto, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, prostrando-te em sua presença. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(90)
REFRÃO: Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!
1.
 Quem habita ao abrigo do Altíssimo/ e vive à sombra do Senhor onipotente,/ diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,/ sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. -R
2.
 Nenhum mal há de chegar perto de ti,/ nem a desgraça baterá à tua porta;/ pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos/ para em todos os caminhos te guardarem. R.
3. 
Haverão de te levar em suas mãos,/ para o teu pé não se ferir nalguma pedra./ Passarás sobre cobras e serpentes,/ pisarás sobre leões e outras feras. -R.
4.
 “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo,/ pois meu nome ele conhece./ Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores." -R.

Segunda Leitura: Romanos 10, 8-13
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos, 8Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. 9Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5). - Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 4, 1-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,1Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. 3Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.4Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3). 5O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, 6e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. 7Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu.8Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás (Dt 6,13). 9O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;10porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. 11E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s.). 12Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). 13Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Então comente, opine, se expresse! Seu comentário é fundamental para o sucesso do blog.