sábado, novembro 03, 2012



XXX SEMANA COMUM

Primeira Leitura: Filipenses 1, 18-26
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses - Irmãos,18Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei. 19Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo. 20Meu ardente desejo e minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte. 21Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. 23Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor; 24mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós... 25Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei com todos vós, para proveito vosso e consolação da vossa fé. 26Assim, minha volta para junto de vós vos dará um novo motivo de alegria em Cristo Jesus. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(41)
REFRÃO: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
1. Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus. - R.
2. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? - R.
3. Lembro-me, e esta recordação me parte a alma, como ia entre a turba, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos de júbilo e louvor de uma multidão em festa. - R.

Evangelho: Lucas 14, 1.7-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,1Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. 7Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola: 8Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, 9e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas. 11Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado. - Palavra da salvação.