Siga-nos:

________________________________________________________

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ordenação Epsicopal de Mons Valdemir

Dia 30 de Maio de 2010 no Ginásio de Esporte de Vitória da Conquista aconteceu a ordenação Episcopal de Dom Valdemir. Tomará posse no dia 03/07/2010 às 17:00h na Catedral de São Pedro de Alcântara - Diocese De Floriano - PI
Confira as fotos












Primeira Leitura: Sofonias 3, 14-18

14Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça. 16Naquele dia, dir-se-á em Jerusalém: Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços! 17O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito 18como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti.

Salmo Responsorial(Is 12)

REFRÃO: O santo de Israel é grande entre vós.
1. Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. / Com alegria bebereis do manancial da salvação. -R.
2. E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anuncia suas maravilhas, / entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. -R.
3. Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígio e portentos, / publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! / Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, / porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!" - R.

Evangelho: Lucas 1, 39-56
39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.

Santo do dia

Visitação de Nossa Senhora

A Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel é uma festa da Igreja em que nos alegramos com a presença de Maria na vida dos cristãos católicos como a Mãe de Jesus Nosso Senhor e nossa Mãe: "Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor?" (Lc 1, 43).
Nós sabemos que Maria nunca foi causa de afastamento da Pessoa de Jesus com relação aos filhos da Igreja, pois dizem os santos marianos, que assim como o Cristo só sabe levar os homens para o Pai, também Maria somente sabe levá-los para Jesus. Por isso proclamamos:
"Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é o fruto do teu ventre!" (Lc 1, 42).
"Assim como o ar é sinal de vida no corpo, também ter Maria na alma é sinal de vida espiritual", ensina-nos São Luís Maria. Isto nós reconhecemos como verdade, porque a própria festa de hoje leva-nos a contemplar a ação do Espírito Santo na vida da prima Isabel, e de São João Batista, que ficaram cheios do Espírito Santo diante de Nossa Senhora. Santa Maria se mostrou sempre peregrina, tanto assim que para ir de Belém até a casa da prima percorreu, com Jesus ainda no ventre, cerca de 100 Km. Resultado visível da visitação foi o conhecido Magnificat, rezado por Maria, em que demonstrou quem é o Autor da devoção das multidões para com Ela:
“Minha alma exulta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador, porque Ele pôs os olhos sobre a sua humilde serva. Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada.
"Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!

domingo, 30 de maio de 2010


Primeira Leitura: Provérbios 8, 22-31

22O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. 23Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos. 24Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado. 25Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz; 26antes que fossem feitos a terra e os campos e os primeiros elementos da poeira do mundo. 27Quando ele preparava os céus, ali estava eu; quando traçou o horizonte na superfície do abismo, 28quando firmou as nuvens no alto, quando dominou as fontes do abismo, 29quando impôs regras ao mar, para que suas águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da terra, 30junto a ele estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele, 31brincando sobre o globo de sua terra, achando as minhas delícias junto aos filhos dos homens.

Salmo Responsorial(8)

REFRÃO: Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!
1. Contemplando estes céus que plasmastes / e formastes com dedos de artista; / vendo a lua e estrelas brilhantes, / perguntamos: "Senhor, que é o homem, / para ele assim vos lembrardes / e o tratardes com tanto carinho?" -R.
2. Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor; / vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes. -R.
3. As ovelhas, os bois, os rebanhos, / todo o gado e as feras da mata; / passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas. -R


Segunda Leitura: Romanos 5, 1-5

Irmãos, 1Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 2Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. 3Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, 4a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. 5E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Evangelho: João 16, 12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 12Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. 13Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

Santo do dia

Santa Joana D'Arc
Com alegria, recordamos a vida da heroína francesa que, com apenas 19 anos, tornou-se guerreira e mártir. A conhecida Santa Joana D'Arc, nasceu em Lorena, na França, no ano de 1412.
Simples, trabalhadora e analfabeta, era uma menina muito rica na vida com Deus, sendo ajudada pelo Arcanjo Miguel e pelas santas de sua devoção, de modo que se deixou trabalhar pela Providência Divina, que a formava para uma especial missão: liderar a libertação dos povos franceses das mãos dos ingleses opressores. Depois de se apresentar ao rei e ser comprovada sua inspirada intenção, Santa Joana D'Arc recebeu a permissão para liderar o exército francês, o qual na batalha de Orléans conquistou, sob o comando dela, a vitória e a coroa do rei Carlos VII.
Santa Joana quis voltar à sua vida de campo, mas diante da insistência do rei foi liderar o combate em Paris, mas, desta vez, foi ferida, presa, entregue às autoridades inglesas, que através de sacerdotes renegados, manipularam a Igreja e o Governo para conseguirem a condenação na fogueira para Joana. Nos lábios dos mentirosos estava a acusação de blasfema, herege e bruxa, enquanto na boca de Joana, que morria queimada, estava os Santíssimos nomes de Jesus e Maria, morreu em 1431 e, 20 anos mais tarde, foi inocentada pela Igreja que a venera como mártir.
Santa Joana D'Arc, rogai por nós!

sábado, 29 de maio de 2010


Primeira Leitura: Judas 17, 20-25

17Mas vós, caríssimos, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, 18os quais vos diziam: No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões; 19homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito. 20Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. 21Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. 22Para com uns exercei a vossa misericórdia, repreendendo-os, 23e salvai-os, arrebatando-os do fogo. Dos demais tende compaixão, repassada de temor, detestando até a túnica manchada pela carne. 24Équele, que é poderoso para nos preservar de toda queda e nos apresentar diante de sua glória, imaculados e cheios de alegria, 25ao Deus único, Salvador nosso, por Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam dadas glória, magnificência, império e poder desde antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém.

Salmo Responsorial(62)

REFRÃO: A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!
1. Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora ansioso vos busco! / A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água! -R.
2. Venho, assim, comtempar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. / Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam. -R.
3. Quero, pois, vos louvar pela vida / e elevar para vós minhas mãos! / A minha alma será saciada / como em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios / ao cantar para vós meu louvor! -R.

Evangelho: Marcos 11, 27-33

Naquele tempo, 27Jesus e seus discípulos voltaram outra vez a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, acercaram-se dele os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos, 28e perguntaram-lhe: "Com que direito fazes isto? Quem te deu autoridade para fazer essas coisas?" 29Jesus respondeu-lhes: "Também eu vos farei uma pergunta; respondei-ma, e dir-vos-ei com que direito faço essas coisas. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me." 31E discorriam lá consigo: "Se dissermos: Do céu, ele dirá: Por que razão, pois, não crestes nele? 32Se, ao contrário, dissermos: Dos homens, tememos o povo." Com efeito, tinham medo do povo, porque todos julgavam ser João deveras um profeta. 33Responderam a Jesus: "Não o sabemos." "E eu tampouco vos direi, disse Jesus, com que direito faço estas coisas." -

Santo do dia

São Fernando
Hoje lembramos um herói da história da Espanha que marcou também a Igreja com sua santidade de vida . São Fernando era filho do rei de Leão, e nasceu em 1198.
Quando pequeno ficou muito doente, mas uma experiência com Nossa Senhora o curou e preparou para assumir com fé o trono, que aconteceu quando tinha apenas 18 anos, com o passar do tempo Fernando casou , teve treze filhos com Beatriz, que juntos educaram todos no santo temor de Deus. São Fernando sempre foi reconhecido como cristão de fé, esperança e caridade comprova e elevada.
Homem de Deus ,adorador, corajoso, amante da Igreja e da nação ; preocupado com seu povo, São Fernando travou com vitórias as cruzadas; promotor religioso e cultural, governou com prudência seu reino; foi ótimo esposo e um pai para todos. Ao ficar muito doente, São Fernando, que amava Nossa Senhora e acima de tudo Jesus Eucarístico, se pôs de joelhos para receber Jesus Eucarístico, segurou um crucifixo, fez confissão pública de seus pecados, e se despediu dos filhos com saudáveis conselhos, entrou no Céu com 54 anos.
São Fernando ...rogai por nós!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festa da comunidade Santissima Trindade

A abertura da festa da comunidade da Santissima Trindade foi realizada dia 26/05/10 e vai ate dia de sabádo 29/05/2010.
Confira as fotos





Primeira Leitura: 1º Pedro 4, 7-13

Caríssimos, 7O fim de todas as coisas está próximo. Sede, portanto, prudentes e vigiai na oração. 8Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados (Pr 10,12). 9Exercei a hospitalidade uns para com os outros, sem murmuração. 10Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu: 11a palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um ministério, para exercê-lo com uma força divina, a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A ele seja dada a glória e o poder por toda a eternidade! Amém. 12Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. 13Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória.
Salmo Responsorial(95)

REFRÃO: Senhor vem julgar nossa terra.
1. Publicai entre a snações:"Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável, / e os povos ele julga com justiça. -R.
2. O céu se rejubile e exulta a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilam / e exultem as flores e as matas. -R.
3. Na presença do senhor, pois ele vem , / porque vem para julgar a terra inteira. / Governará o mundo todo com justiça / e os povos julgará com lealdade. -R.

Evangelho: Marcos 11, 11-26

Naquele tempo, 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Aí lançou-os olhos para tudo o que o cercava. Depois, como já fosse tarde, voltou para Betânia com os Doze. 12No outro dia, ao saírem de Betãnia, Jesus teve fome. 14E disse à figueira: "Jamais alguém coma fruto de ti!" E os discípulos ouviram esta maldição. 15Chegaram a Jerusalém e Jesus entrou no templo. E começou a expulsar os que no templo vendiam e compravam; derrubou as mesas dos trocadores de moedas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 16Não consentia que ninguém transportasse algum objeto pelo templo. 17E ensinava-lhes nestes termos: "`Não está porventura escrito: A minha casa chamar-se-á casa de oração para todas as nações (Is 56,7)? Mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11). 18Os príncipes dos sacerdotes e os escribas ouviram-no e procuravam um modo de o matar. Temiam-no, porque todo o povo se admirava da sua doutrina. 19Quando já era tarde, saíram da cidade. 20No dia seguinte pela manhã, ao passarem junto da figueira, viram que ela secara até a raiz. 21Pedro lembrou-se do que se tinha passado na véspera e disse a Jesus: "`Olha, Mestre, como secou a figueira que amaldiçoaste!" 22Respondeu-lhes Jesus: "Tende fé em Deus. 23Em verdade vos declaro: todo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre. 24Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado. 25E quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe os vossos pecados. [ 26Mas se não perdoardes, tampouco vosso Pai que está nos céus vos perdoará os vossos pecados.]"

Santo do dia

São Germano


O Santo deste dia, tem seu nome de origem latina, que significa "irmão", e assim viveu Germano, irmão de Nosso Senhor e todos os homens. Nasceu em Auxerre, França, em 378 numa nobre família que o enviou para estudar Direito em Roma.
Germano tornou-se, devido a sua integridade de vida pública e fé, um homem muito conhecido e confiado a ponto de ser eleito governador da Alta Itália. Aconteceu que o bispo de Auxerre morreu e, com isto, tanto o clero como o povo, aclamaram Germano, ainda leigo, para ser o novo bispo.
xDiscernindo a voz de Deus, recebeu todos os sacramentos necessários e aceitou o governo da Igreja naquela região tão carente de um pai e pastor. Durante os trinta anos de episcopado fecundo, São Germano promoveu a evangelização dos povos, a vida monástica, missões pacificadoras para o bem do povo francês e a salvação das almas, assim viveu até 448, quando o Deus que promoveu as Providências em sua vida, o acolheu no Céu como filho, pois foi fiel irmão de Jesus.
São Germano, rogai por nós!

quinta-feira, 27 de maio de 2010


Primeira Leitura: 1º Pedro 2, 2-5.9-12

Caríssimos, 2Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação, 3se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor (Sl 33,9). 4Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; 5e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 9Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa. 10Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia (Os 2,25), mas agora alcançastes misericórdia. 11Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma. 12Comportai-vos nobremente entre os pagãos. Assim, naquilo em que vos caluniam como malfeitores, chegarão, considerando vossas boas obras, a glorificar a Deus no dia em que ele os visitar.

Salmo Responsorial(99)

REFRÃO: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, / ide a ele, cantando jubilosos! -R.
2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho .-R.
3. Entrai por suas portas dando graças e em seus átrios com hinos de louvor; / dai-lhe graças, seu nome bendizei! -R.
4. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! -R

Evangelho: Marcos 10, 46-52

Naquele tempo, 46Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. 47Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, fílho de Davi, em compaixão de mim!" 48Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" 49Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama." 50Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele. 51Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja! 52Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho

Santo do Dia

Santo Agostinho

Neste dia comemoramos o Grande Apóstolo da Inglaterra, que como monge beneditino viveu em um mosteiro de Roma fundado por São Gregório Magno. Santo Agostinho na Grã- Bretanha exerceu santamente sua missão de levar muitos a santidade e assim santificar-se.
O Papa São Gregório enviou missionários para anunciar a Boa-Nova nas Ilhas Britânicas, este batalhão de 40 monges estava sob o comando de Agostinho que corajosamente avançou em direção aos anglo-saxões que possuíam uma fama de cruéis. Santo Agostinho ao chegar expôs ao rei conteúdo de sua pregação, e pediu-lhe autorização para pregar, com seus irmãos; o trabalho de evangelização foi tão fecundo que em menos de um ano mais de dez mil pessoas foram convertidas pelo Senhor, inclusive o rei Etelberto.
Ajudado sempre pelo Papa; Santo Agostinho, na obediência acolheu as direções do Espírito e foi ordenado bispo e com o surgimento de novas necessidades pastorais, tornou-se arcebispo. Santo Agostinho, com a ajuda de muitos outros missionário, alcançou a graça da conversão, praticamente para todos da ilha. Entrou na Igreja Triunfante, com outros, em 605.
Santo Agostinho, rogai por nós!

quarta-feira, 26 de maio de 2010


Primeira Leitura: 1º Pedro 1, 18-25

Caríssimos, 18Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, 19o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo 20e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. 21Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus. 22Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. 23Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna. 24Porque toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor, mas a palavra do Senhor permanece eternamente (Is 40,6s). Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada pelo Evangelho.

Salmo Responsorial(147)

REFRÃO: Glorifica o Senhor, Jerusalém!
1. Glorifica o Senhor, Jerusalém! / Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! / Pois reforçou com segurança as tuas portas / e os teus filhos em teu seio abençoou. -R.
2. A paz em teus limites garantiu / e te dá como alimento a flor do trigo. / Ele envia suas ordens para a terra,/ e a palavra que ele diz corre veloz. -R.
3. Anuncia a Jacó sua palavra, / seus preceitos, suas leis a Israel. / Nenhum povo recebeu tanto carinho, / a nenhum outro revelou os seus preceitos. -R.

Evangelho: Marcos 10, 32-45

Naquele tempo, 32Estavam a caminho de Jerusalém e Jesus ia adiante deles. Estavam perturbados e o seguiam com medo. E tomando novamente a si os Doze, começou a predizer-lhes as coisas que lhe haviam de acontecer: 33"Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e entregá-lo-ão aos gentios. 34Escarnecerão dele, cuspirão nele, açoitá-lo-ão, e hão de matá-lo; mas ao terceiro dia ele ressurgirá. 35Aproximaram-se de Jesus Tiago e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos." 36"Que quereis que vos faça?" 37"Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda." 38"Não sabeis o que pedis, retorquiu Jesus. Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado?" 39"Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado. 40Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado." 41Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas. 43Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; 44e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. 45Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos."

Santo do Dia

São Filipe Néri
Neste dia nós recordamos a santidade de vida do Santo da Alegria, que encantou a Igreja com seu jeito criativo e excêntrico de viver o Evangelho. Nascido em 1515, São Filipi Néri, foi morar com um tio negociante, que colocou diante de seus olhos a proposta de assumir os empreendimentos, mas acolheu as proposta do Senhor que eram bem outras.
Ao ir para Roma estudou Filosofia e Teologia, sem pensar no sacerdócio. Homem de caridade vendeu sua biblioteca e deu tudo aos pobres; visitava as catacumbas tinha devoção aos mártires e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus, já que era afável, modesto e alegre, por isso fundou ainda como leigo, a irmandade da Santíssima Trindade.
São Filipe Néri que muito acolhia em Roma peregrinos, foi dócil em acolher o chamado ao sacerdócio que despertou-o para as missões nas Índias, porém seu Bispo lhe esclareceu que sua Índia era Roma. Como Santo da Jovialidade, simplicidade infantil e confiança na Divina Providência, Filipe fundou a Congregação do Oratório; foi vítima de calúnias; esquivou-se de ser cardeal, mas não da Salvação das Almas e do seu lema: Pecados e melancolia estejam longe de minha casa.
São Filipe Néri...rogai por nós!

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Festa de Pentencostes

Celebrando Pentencoste a Paróquia de São José se reuniu na Igreja Matriz de São José juntamente com todas as comunidades que na oportunidade apresentaram seus estandartes em clima de festa, e assim festejaram à descida do Espirito Santo.